Hanasaka Jiisan: trilha sonora para Kamishibai
- Teatro Dori
- 7 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
O Kamishibai é uma forma de contar histórias tradicionalmente japonesa que utiliza ilustrações em papel, apresentadas em um teatro de madeira (butai - uma caixa transportável que armazena e expõe as ilustrações). Embora seja uma forma visual de contar histórias, a música desempenha um papel importante para enriquecer a experiência de origem ancestral.
O projeto de criação para o espetáculo "O velho que faz florescer árvores e o fiel Shiro" ganha nova trilha, a partir do Prêmio Nogdi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, aprovado em 2023 e já em 2024 sendo produzido.
Na concepção do projeto, convidamos o músico Renato Massashi Murahara, pela ancestralidade e pesquisa que visa contribuir com os caminhos já trilhados pela cia. O artista, tem como elemento de pesquisa a cultura japonesa e dois importantes instrumentos, o Shamisen e o Shakuhachi, ambos, estarão presentes na criação da paisagem sonora desta antiga história japonesa.
Alguns registros da gravação do compositor Massashi Murahara no Flat Hall Studio, produzido pelo Rafael Rossetto, em Rio do Sul:
📸 Vladimir Fronza
A região do Alto Vale do Itajaí sendo predominantemente colonizada por europeus, têm em sua construção cultural características específicas destes povos. Apresentar a cultura tradicional japonesa por intermédio do espetáculo é uma forma de promover a diversidade cultural, ampliando o aprendizado sobre tradições, histórias e valores orientais, refletindo na educação intercultural da comunidade.
Em breve, mais novidades deste projeto que foi contemplado pelo prêmio Nogdi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2023.
#cultura #kamishibai #hanasakajiisan #oriente #shamissen #shakuhachi #teatro #teatrodori #flathallstudio #sc #riodosul #premionogdipellizetti2023
Comments